Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

animaispt

animaispt

30
Mai11

Rato de Cabrera

MemberAnimaisPT

 

Nome: Rato de Cabrera

Nomes regionais: Rato de Cabrera

Família: Cricetidae

Especie: Microtus Cabrerae

 

 

Distribuíção:

Ocorre na Península Ibérica, com uma distribuição fragmentada. Em Espanha, os principais  núcleos  localizam-se  nos  maciços  pré-pirenaicos,  no  Maciço  Central, no Sistema Ibérico Meridional, nas Serras Béticas e algumas áreas das províncias de Zamora. Em Portugal,  ocorre  em  Trás-os-Montes,  na  Beira  Interior,  no Ribatejo, na Estremadura, no Alto Alentejo e no Sudoeste Alentejano e Algarvio.

 

 

Alimentação:

Este pequeno mamífero alimenta-se sobretudo de Gramíneas, podendo também consumir outras Monocotiledóneas como Ciperáceas, Juncáceas e ainda algumas Dicotiledóneas.

 

 

Reprodução:

Alguns estudos sugerem que se trata de uma espécie monogâmica. A actividade reprodutora parece diminuir no final da Primavera e princípio do Verão, devido à ausência de precipitação que geralmente caracteriza esta estação. Cada fêmea pode parir 2 a 4 vezes por ano. O período de gestação ronda os 23 dias, sendo o número de crias 3 a 8 por parto. Os progenitores constroem um ninho aéreo ou subterrâneo, em função da formação vegetal presente na colónia.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D