Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

animaispt

animaispt

24
Jan11

Lobo Ibérico

ermalemfotos

 

Nome: Lobo Ibérico

Nomes regionais: Lobo

Família: Canidae

Espécie: Canis lupus

 

 

Distribuição

O Lobo Ibérico como o próprio nome diz pode ser encontrado na Peninsula Ibérico, Portugal e Espanha. A distribuição em Portugal reflecte em grande medida as áreas mais montanhosas, porque apresentam menores densidades populacionais e uma utilização agrícola menos intensiva. Ocorre em florestas e matos temperados, pastagens naturais e artificiais, terrenos agrícolas e plantações.

 

Alimentação

Sua alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e de vários tipos de pastoreio em cada região. A vida em alcateia permite ao lobo caçar animais bastante maiores que ele próprio. As suas principais presas são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra, isto é, sempre que pode é necrófago.

 

Reprodução

A época do acasalamento abrange o final do Inverno e princípio da Primavera. Após um período de gestação de 2 meses nascem entre 3 e 8 crias, cegas e indefesas. As crias e a mãe permanecem numa área de criação e são alimentadas com comida trazida pelo resto da alcateia. Por volta de Outubro as crias abandonam a área de criação e passam a acompanhar a alcateia nas suas deslocações. Os jovens lobos alcançam a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Aos 10 anos já são considerados velhos, mas em cativeiro chegam a viver 17 anos.


1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D