Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

animaispt

animaispt

31
Jan11

Toirão

ermalemfotos

 

Nome: Toirão

Nomes regionais: Furão

Família: Mustelidae

Espécie: Mustela putorius

 

 

Distribuição

O toirão ocorre no Norte de África, Marrocos e na Europa, desde a costa atlântica até aos Montes Urais e desde o Sul da Escandinávia aos mares Negro e Mediterrâneo, com excepção dos Balcãs. Em Espanha e Portugal apresenta uma distribuição generalizada embora descontínua.

 

Alimentação

É um predador generalista, mas a sua dieta é claramente carnívora, sendo quase insignificante o consumo de vegetais e de frutos. A essência do seu regime alimentar são os roedores e os lagomorfos (lebre e coelho), tendo como presas secundárias pequenas aves, anfíbios e peixes. Constitui reservas de alimento quando captura mais presas do que aquelas que necessita para consumo imediato.


 Reprodução

A época do acasalamento verificam-se entre Março e Abril, mas este período pode alterar consoante o clima e a latitude. Os machos são poligâmicos e cobrem todas as fêmeas que os aceitam. Ao contrário de muitos outros mustelídeos,. A gestação dura 41 a 42 dias e os partos ocorrem entre Abril e Junho. Podem nascer entre 1 e 12 crias, mas geralmente nascem entre 3 e 7. O desmame verifica-se no final do primeiro mês e tornam-se independentes aos 3 meses.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D